SOLAR DE VILAR DE PERDIZES

 
Em Vilar de Perdizes, paróquia do Padre Fontes, existe um solar, pertencente aos morgados - a família Pereira de Vilar -, em tudo comparável aos solares residenciais das ricas famílias de lavradores, descritos por Júlio Dinis. A historia da casa é obscura.
Diz-se que houve aqui uma albergaria medieval, para peregrinos, porque passava por cá uma das vias menores do Caminho de Santiago. No que ainda hoje resta da capela há vestígios possíveis dessa albergaria. Aliás, sabe-se que o abade da freguesia de São Miguel de Vilar de Perdizes, no século XVI, criou um hospital, anexo ao paço e capela da família dos morgados, para o que contou com o rendimento da paróquia. 
Este hospital, que teria inclusivamente uma botica, albergava gratuitamente os peregrinos que aqui passassem, nomeadamente aqueles que se dirigiam para Santiago de Compostela.

Actualmente, o solar apresenta o aspecto de uma residência senhorial do século XIX. A fachada, sóbria, em granito, tem dois pisos. Apenas é decorada pela escadaria, também granítica, que lhe fica no centro. Em volta do edifício há um terreiro amplo, ao lado do qual são ainda visíveis os vestígios da albergaria medieval, deles se destacando os restos ias edifícios religiosos de então. No seu interior, em razoável estado de conservação, já estiveram instalados serviços públicos.